Como resultado da Oficina, os alunos mostram ensaios de manifestações de fé de rituais afro-brasileiros e indígenas, seja nas festas, com alegorias ou em rituais de seu cotidiano.
Visualizamos nas fotos momentos de encontro, reencontro, convivência, estreitamento de laços e sociabilidade, que estes momentos especiais do tempo propiciam para o estar junto e comemorar o sagrado.
São enquadramentos, recortes, angulações das imagens particulares de cada aluno, vendo, vivenciando, registrando e participando dos festejos de modo singular para os quais se abrem a outros universos, além daquele da sua cultura.
Os ensaios fotográficos destacam formas específicas da expressão de cada festa ou ritual, expondo aspectos característicos e apontando para significados múltiplos do rememorar e comemorar que cada festa possibilita por meio da sua dimensão corporal, musical, do dançar e espiritual – trata-se de uma ampla performance. Fundem-se nesta experiência o olhar, o corpo, a alma, a tradição e a modernidade. Vivência única!
Participantes:
Fernão Capelo
Thiago Wierman
Marcus Soco
Alex Hermes
Diana Reis
João Batista
Ana Pose
Fabiana Ribeiro
Emerson Silva
Oficina e curadoria: Yara Schreiber Dines