Assim como o som e a escrita, a imagem também comunica, é linguagem, é expressão, apresenta o mundo sobre o ponto de vista de quem a faz. O cuidado, o entendimento e o aperfeiçoamento da linguagem fotográfica, nos ajuda a comunicar ideias. Para além dos conceitos técnicos, o que nos torna autor e autora, é o respeito por nossas bagagens culturais, nossos sentimentos, o senso crítico sobre determinado tema e assunto, é quando no trabalho essas experiências nos apresentam enquanto indivíduos criativos e criadores.
As fotografias aqui revelam o olhar e o cuidado de quem as faz, apresentando sua forma de perceber e aplicar ideias. São retratos, paisagens, momentos espontâneos, a fé, performances e reconstruções manuais. É a beleza dos universos representados, pelas suas cores, formas, significados, observações e contemplações diversas.
Com os olhos e corações de Marcus Soco (BA), Dariane Martiól (PR), Nato Bigio (RJ), Maisanara Fonseca (MG), Rose Battistella (SP), Viviane Gondim (CE), Jessica Araujo (CE), Diego Martins (DF), Mona Lima Povoa (MG) e Ana Castro (CE). Dez autores e autoras, dez formas diferentes de perceber e interpretar o mundo.
Texto e orientação fotográfica por Allan Cunha
Oficina: Linguagem Fotográfica e Autoria para Iniciantes
— Setembro, 2021